Connect with us
Rua Manoel D´Abadia, 1956. (Foto: Arquivo/ Anápolis na Rede)

Curiosidades

Seis pontos de Anápolis que foram tombados como patrimônio histórico e você não sabia

Um deles, de importância nacional, infelizmente está fechado para visitações

Com mais de um século, essa senhora chamada Anápolis tem muita história para contar. Andar pelas ruas da cidade, sobretudo as do Centro, é como voltar no tempo com alguns prédios e casas ainda em bom estado de conservação.

Dessa vez, o Te Amo Anápolis mostra para você alguns dos mais antigos e tombados como patrimônio histórico do município. Vamos conhecer?

Mercado Municipal de Anápolis

(Foto: Prefeitura Municipal de Anápolis)

Inaugurado em 1951, o famoso “Mercadão” é um dos pontos mais tradicionais da cidade. O local reúne diversas lojas –  algumas da mesma família desde a abertura. Foi o primeiro patrimônio tombado, através de uma lei em 1984.

Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente

(Foto: Prefeitura de Anápolis)

Prédio símbolo do progresso de Anápolis, foi o ponto de chegada de milhares de imigrantes que vieram construir suas vidas na cidade. A estação foi inaugurada na década de 1930.

Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho

(Foto: Paulo Giovanni de Pádua)

A casa do Coronel Zeca Batista, construída em 1907, serviu de residência para sua família até 1930. Em 1991, foi tombada como patrimônio histórico do município, apesar de já abrigar o museu da cidade, desde 1975.

Casa JK

(Foto: Reprodução)

Atualmente fechada para visitações, a casa onde em 1956 o então presidente Juscelino Kubistchek assinou o pedido de transferência da capital do Brasil para Brasília, foi tombada como patrimônio e abriga um pequeno museu. A Casa JK fica junto ao aeroporto da cidade.

Fonte Luminosa da Praça Bom Jesus

(Foto: Prefeitura de Anápolis)

Construída na década de 1950, junto com o prédio que abrigou a Prefeitura até 1972, a Fonte Luminosa é um dos principais cartões postais da cidade. Virou patrimônio histórico em 2007.

Escola de Artes Oswaldo Verano

(Foto: Reprodução)

O prédio abriga desde 1968 a primeira escola de artes da cidade. Foi chamada de Escola de Belas Artes de Anápolis até 1980, quando recebeu o nome do primeiro professor e diretor da Escola.

E você já visitou todos esses lugares históricos de Anápolis? Do qual mais gosta? Diz pra gente nos comentários. 😉

Quer comentar?

Comentários

teamoanapolis@portal6.com.br

Mais Curiosidades

Agenda Cultural

Listas

Subir