Connect with us
(Foto: Reprodução)

Curiosidades

Seis coisas que aconteceram em Anápolis e você provavelmente não sabia

Tem gente que nasce e morre e nunca fica sabendo de nenhuma delas

Todo mundo sabe que a Anápolis tem esse nome em homenagem a uma fazendeira religiosa, cujo o jumentinho que ela trazia empacou com uma imagem de Sant’Ana na região onde hoje fica o Centro da cidade.

Porém, o que muitos não sabem é que Anápolis tem outras histórias que também valem a pena conhecer. Por isso, o  Te Amo Anápolis selecionou algumas delas para você conferir.

Vamos lá?

A cidade tem três aniversários

(Foto: Reprodução)

Muitos comemoram no dia 31 de julho o aniversário de emancipação política de Anápolis. Acontece, que no dia 31 de julho de 1907 aconteceu a elevação da Vila de Santana para a categoria de cidade. A emancipação política aconteceu oficialmente em 15 de dezembro de 1887, sendo oficializada por decreto estadual em 10 de março de 1892. Ou seja, temos 3 aniversários.

Anápolis possui uma casa projetada por Oscar Niemeyer

(Foto: Reprodução/ Jornal Contexto)

O ex-prefeito Anapolino de Faria possuía um imóvel, construído na década de 1960, que foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Recentemente, foi anunciada uma reforma na casa. Relembre.

O documento que transferiu a capital do Brasil foi assinado aqui

(Foto: Reprodução)

Por causa de uma chuva, o avião que transportava o então presidente Juscelino Kubitschek teve que pousar em Anápolis. Numa casa, no aeroporto da cidade, JK assinou no dia 18 de abril de 1956 o termo de transferência da capital do país para Brasília. A caneta usada está até hoje no museu que funciona na residência, chamada de Casa JK.

Existiu um cemitério na região da Praça Americano do Brasil

(Foto: Claudiomir Gonçalves/ Anápolis na Rede)

Conhecida como Praça do Avião – devido ao Mirage ali exposto – a Praça Americano do Brasil foi construída sobre um antigo cemitério. Com a vinda da Estrada de Ferro, e a inauguração da Estação Ferroviária em 1935, o cemitério foi transferido para a região do bairro São Jorge, onde fica o Cemitério São Miguel.

O primeiro prédio com elevador de Goiás foi erguido em Anápolis

(Foto: Reprodução)

James Fanstone foi um dos fundadores do Hospital Evangélico em 1927. O médico visionário construiu uma grande estrutura, que mais tarde recebeu o primeiro elevador do estado em 1937. Atualmente, o prédio tem o nome da esposa dele, Dayse Fanstone.

Mirages de Anápolis já foram acionados para investigar OVNIs

(Foto: Reprodução)

Desde 2010 vários documentos secretos da FAB foram divulgados e, com eles, várias situações inusitadas foram tornadas públicas. Entre elas, a Noite dos OVNIs – que aconteceu em 1986 e mobilizou militares da Base de Anápolis e do Rio de Janeiro. Diversos Caças Mirage F-103 levantaram vôo depois de objetos voadores não identificados terem sido detectados nos radares da base de Anápolis. Será que tem ET por aqui?

Você sabia dessas curiosidades? Conhece alguma outra? Conta pra gente nos comentários!

Quer comentar?

Comentários

teamoanapolis@portal6.com.br

Mais Curiosidades

Agenda Cultural

Listas

Subir