Connect with us
(Foto: Reprodução)

Curiosidades

Chuva de estrelas cadentes também poderá ser vista a olho nu em Anápolis

Expectativa é que até 120 meteoros apareçam no céu por hora

Moradores de Anápolis que nunca viram uma chuva de meteoros já podem marcar na agenda a hora para acompanhar essa experiência.

Segundo o Calendário de Chuvas de Meteoros da Organização Meteorológica Internacional, o Geminídeos poderá visto a olho nu em todo o país na madrugada desta quinta-feira (14). A expectativa é que até 120 meteoros apareçam no céu por hora.

O fenômeno ocorre todos os anos no mês de dezembro, quando a Terra passa pelo rastro empoeirado de detritos rochosos deixado por um objeto chamado 3200 Faetonte. Quando o pó e os grãos deixados pelo Faetonte encontram com a atmosfera da Terra a 126 mil km por hora e explodem, formam uma chuva de “estrelas cadentes”. A área do céu onde os meteoros vão surgir, chamada de radiante, está localizada na direção da constelação de Gêmeos, perto da estrela brilhante Castor ou alfa Geminorum.

A Organização Internacional de Meteoros informou que este ano o fenômeno poderá ser melhor observado devido ao fato de a lua estar minguante, deixando o céu mais escuro que no ano passado, quando a lua estava cheia.

Os Geminídeos poderão ser vistos a olho nu até o dia 17 de dezembro. A recomendação é que as pessoas observem o céu a partir de locais escuros, de preferência longe da luminosidade das cidades.

Com Agência Brasil
teamoanapolis@portal6.com.br

Mais Curiosidades

Agenda Cultural

Listas

Subir